sábado, 7 de abril de 2012

O Ensino do Direito e a 
Informática




Inegável a influência da informática em toda a vida da sociedade, inclusive no Direito. Mas nem sempre foi assim ou, melhor dizendo, no começo da revolução trazida pelos computadores não se pensava assim. Os computadores, desenvolvidos na área tecnológica e para a realização de cálculos em alta velocidade, aparentavam ser indiferentes ao campo de ação das ciências sociais e humanas. 

Direito da informática é um campo do Direito que se propõe a estudar aspectos jurídicos do uso de computadores, com fundamentos no crescente desenvolvimento da Internet e na importância da tecnologia da informação e da informática nas relações jurídicas, sendo por isso, uma nova área do estudo do Direito. Há ainda os que designam esta área do Direito como "Direito Informático", "Direito Eletrônico", "Direito Digital", "Direito da Tecnologia da Informação", "Direito da Internet", ou ainda "Direito Cibernético", termos que parecem ter menor aceitação na comunidade acadêmica dos países lusófonos.

As disciplinas de Informática Jurídica, na graduação e na pós-graduação, permitem que se difunda a cultura e o uso da informática no meio jurídico,  bem como têm propiciado discutir as questões que as novas situações apresentam.

Para Saber Mais:

Onde Encontrar:


Nenhum comentário:

Postar um comentário